VERDADES SECRETAS DE UM RECEPCIONISTA DE HOTEL

Meu nome é Gaspar. Hoje tenho uma entrevista de emprego num hotel. Estou ansioso porque há muito tempo não participo de nenhum recrutamento.

Para não errar assisti a um vídeo com dicas de como se portar durante esse tenso momento.

E agora de frente para o espelho vejo que estou adequadamente vestido: calça e camisa social bem passadas. Sapatos limpos e cabelos bem penteados.

Diante do entrevistador, encaro as famigeradas perguntas:

1.Conte um pouco sobre você:

Eu sou um recepcionista de hotel há cinco anos. Fiz 25.050 check-ins e 26.075 check-outs. Recebi 88.888 reclamações de hóspedes. Peguei 4 semanas de atestado médico. Perdi 192 finais de semana. Recebi 3 elogios… na verdade 2, porque um foi da minha tia que ficou hospedada.

2. Cite quais são seus pontos a desenvolver:

Eu acho que tenho que desenvolver meu Inglês. Pra te falar a verdade faz tempo que eu não pratico o idioma. Detesto! Lá no hotel que eu trabalhei os hóspedes estrangeiros eram “hermanos” então eu arranhava um “Portunhol”. Não vai fazer um teste comigo agora? Vai?

3. Como você se vê daqui cinco anos?

Bem distante dessa cidade… descansando numa rede da ilha de Rarotonga… Mas pra isso vou ter que ganhar na Megasena porque se eu depender do meu salário de 4 diárias e meia…

4. Por que deseja sair do emprego atual?

Sinceramente, eu não me adaptei à hotelaria. Eu não tenho muita paciência com “chiliques” de hóspedes. Aqui parece um hospital: toda hora um problema diferente. O gerente? Nem sabe meu nome! Além disso, não acho justo um colega faltar e eu ter que dobrar horário… Quando penso naquela maldita escala… Quantos finais de semana sem os amigos… E gorjetas é coisa do passado!

5.Você tem alguma pergunta?

(…)

Olho-me de cima a baixo. Fixo-me no meu rosto. Pareço velho e acabado. Sinto-me frustrado. Se há alguma pergunta a fazer é a mim mesmo: O que me faz feliz? Tenho algum talento? Onde me sinto melhor? Aonde quero chegar? Estou no caminho certo?

Por hora só sei de uma coisa: eu não nasci pra ser recepcionista de hotel.

Autora: Nivia de Oliveira (Todos os direitos reservados).